Review Truck Crail 180mm SP
![]() |
Ooh La La com Truck CRAIL 180mm |
ESPECIFICAÇÕES DO TRUCK CRAIL 180mm SP
Peso aproximado do truck Crail 180: 430 g.
Dimensões aproximadas (LxA): 180x65 mm.
Garantia do fabricante: contra defeito de fabricação.
Origem: nacional.
- Fabricado em aço carbono Belgo Mineira 4140 com perfeito ajuste do rolamento (anti-jogo).
- Os amortecedores Moog do truck Crail são fabricados em poliuretano de alta resistência com e imediata resposta a deformação.
- Porcas auto travantes importadas.
- Parafuso central invertido allen-style 8.8.
- Truck testado e aprovado pela equipe de atletas profissionais da Crail.
- Ângulo da base 45º
*
O Truck Crail 180mm SP tem pino central invertido, aste com 180mm, feito em alumínio, eixos padrão de 8mm e mesmo com a base oca(talvez para diminuir o peso) tem uma aparência PARRUDA, que me agradou bastante. Vem com amortecedores MOOG cônicos 95a, um Kingpin(pivô) colocado invertido e para chave Allen. O que eu recebi chegou com apenas 4 arruelas(speed rings) e não veio chave Allen para ajustar o pivô.
A primeira impressão, passa essa sensação de que é bem feito, resistente e em todos os lugares que eu encontrei alguma descrição do produto, afirmam ser indicado para DOWNHILL, porém, com amortecedores cônicos... Sei lá, depende da ladeira, velocidade e obviamente, do nível de insanidade de quem está em cima do board. Mas melhor seria(para downhill)se viesse com uma configuração diferente de amortecedores.
AMORTECEDORES: MOOG, cones, 95a preto com dois pares de arruelas.
Eu não tenho base técnica para dissertar a respeito do URETANO que essa marca utiliza. O meu filho usou por um tempo no skatinho dele, mas logo substituiu por um jogo BONES e não trocou mais. No Longboard, comigo pesando 80kg em cima, definitivamente não dá pra fazer DOWNHILL com eles. Se viesse de fábrica já com um “barrilzinho”(boardside) seria perfeito para um FREERIDE, mas DOWNHILL não rola nessa configuração. Os amortecedores MOOG são menores que os da Blood Orange e VENOM que eu costumo usar. Talvez por isso, não tenha me inspirado muita confiança. Mas são divertidos de andar “na boa”, cumprindo o seu papel num rolê mais tranquilo, porém, para quem quer desempenho, alta performance, existe coisa bem melhor.
Base: É de alumínio, oca para aliviar o peso e talvez por
isso tenha esse formato “inusitado” para garantir maior resistência. O problema
é que com esse “calombo” na base, não dá pra colocar em decks Drop Thru,
limitando-se a ser utilizado nos Top Mount apenas. Em contrapartida, o espaço
onde fica o amortecedor(board side)possue uma grande área que possibilita acomodar
bem um amortecedor barril sem arruela, aumentando a variedade de opções de tamanho,
formato e dureza dos “bushings”. O Base Plate(base) tem um formato estilizado
da marca que, para quem utiliza RAISERS(calços sob o truck), pode ser um pouco
chato de encontrar, a não ser os da própria CRAIL.
EIXOS : Quem disse que truck da CRAIL entorta
fácil, tava doidão. Retinhos, alinhados, com ótimo acabamento na junção com o
T, rosca perfeita, como nos melhores trucks gringos. Aliás, eu já vi truck de
marca badalada que não chega aos pés dos fabricados pela CRAIL. Pode até
entortar, mas qualquer eixo corre esse risco.
Furação: 6 furos padrão, alinhados sem qualquer mistério,
servindo tanto para decks “Old School”, assim como os mais novos.
Hanger(T): Também feito em alumínio, extremamente bem feito
e passa a impressão de ser indestrutível. Gostei bastante do “visual parrudo” e
tem o logotipo da CRAIL em alto relevo, porém, ainda não entendi por que eles
colocam a marca de ponta cabeça, mas isso é só um detalhe.
O espaço para
acomodar os amortecedores é raso e justo. Isso pode ser um problema para quem
utiliza amortecedores VENOM ou similares, pois dependendo do formato, não cabe. Os da Blood Orange
ficaram justos no diâmetro e depois de um bom aperto, encaixaram de forma
correta. Poderiam abrir mais espaço nessa área, possibilitando assim mais
opções de amortecedores, tornando o truck mais versátil.
Kingpin(pivô): A CRAIL utiliza um parafuso de diâmetro
padrão, mas resolveu colocar uma cabeça para chave allen e deixou a porca travando
dentro do truck. Até aí tudo bem, se enviasse a chavinha junto com o truck.
Parece frescura minha, mas na verdade é da CRAIL, pois... Por que fazer
assim? Quando saio, levo apenas uma chave e com ela faço todos os ajustes que
preciso... Pra que eu vou carregar mais uma? Pra perder por aí?
Não gostei e para
piorar, eu só tinha pivô de truck de skatinho de reserva e a cabeça do parafuso
da CRAIL era redonda, não cabendo no espaço que deveria ficar presa para o
ajuste. A solução foi serrar as laterais da cabeça do parafuso, deixando-a
retangular e finalmente inverti a posição do tal do pivô, facilitando assim a
minha vida. Não que isso seja um transtorno irreparável, que impeça alguém de
comprar, mas tem coisa que não precisa mexer e seguir o padrão que a grande
maioria dos fabricantes utilizam, simplificaria as coisas para quem vai andar
com os trucks. Simples assim.
*
Opinião Pessoal: Quando pesquisei, não encontrei nenhum
review imparcial e justo que abordasse pontos que realmente interessam. TRUCK
não é nenhum bicho de 7 cabeças, para que seja impossível de ser fabricado
aqui, com a mesma excelência dos que são feitos nos EUA. O Truck Crail 180mm SP
é muito bom para Freeride e basta configurar os amortecedores certos, para se
transformar num ótimo truck para carving, dancing e até downhill. Ele tem um
ótimo “lean”, dá para cavar nas curvas com segurança, é leve, resistente e
tem excelente construção. Pessoalmente, ainda não é a minha escolha para
donwhill, porém dá pra fazer sim.
É uma pena que as lojas vendam esse produto
“precificando” baseadas no custo de um gringo + o frete. É só fazer as contas ... Paguei 90 reais com o
frete, numa promoção e por esse preço foi um bom negócio, pois é pérfeito
para um deck que fiz de 37”
com tail e o meu filho adorou o Truck Crail 180mm SP com rodas ABEC 11 70”s
Flashback 81a para poder fazer Ollies, Flips e Manuals no longboard... Transformando-o num deck urbano, perfeito para as ladeiras da minha cidade.
![]() |
Ooh La La 37" speed downhill deck - WOLF Longboards |
![]() |
Ooh La La 37" speed downhill deck - WOLF Longboards |
Veredito:
Eu indico o Truck Crail 180mm SP para aqueles que gostam de
se divertir em cima de um Longboard, sem querer explorar grandes velocidades,
mas buscando justamente a diversão de poder fazer uns SLIDES, fritar umas rodas
pequenas, dar uma brincada numa mini rampa, assim como quem procura um rolê
mais tranquilo, cruising, dancing, carving e até para pumping pode ser uma boa opção. Boa escolha para Feeride.
Infelizmente o
formato da base não permite que seja montado num deck Drop Thru, o que
complica um pouco para quem gosta de PUSHING em longas distâncias, ou quem prefere andar em decks mais baixos. Mas no
geral, trata-se de um ÓTIMO truck de Longboard e a única coisa que o separa dos
gringos, é o preço que os lojistas brasileiros tentam cobrar, pois quanto a
qualidade ele não fica devendo em nada.
*
Ainda sobre a marca... A CRAIL fabrica outro truck de
Longboard com 200mm e eixos de 10mm, que obviamente devem ser mais indicados
para DOWNHILL e seguindo o padrão da marca, provavelmente possuem as mesmas
características do de 180mm, mas um pouco maior. Não é minha intenção “encher a
bola” da marca CRAIL e muito menos difamar quem, heróicamente, fabrica trucks
aqui no Brasil. Esse review é apenas um depoimento de alguém que está andando
de CRAIL e tem por objetivo, ajudar a quem possa estar querendo comprar um
também.
*
Valeu mesmo Wolf Longboards!
ResponderExcluirÓtimo review, me ajudou bastante. Fiz um rolo com um amigo e gostei muito da combinação com rodas Stomper 65mm. Os pads realmente são um problema, quanto a chave, tive a sorte de comprar a última de 5,5mm por R$2,90 que um armazém aqui perto de casa estava vendendo. Meu colega se desfez porque o shape dele é drop through e não encaixou de forma alguma. Ótimo truck, precisa somente trocar os amortecedores como você indicou e achar um riser pad que encaixe com o truck.
Valeu mesmo WOLF Longboards.
ResponderExcluirFiz rolo com um amigo que não conseguiu encaixar o truck no shape drop through dele. Quanto à chave do parafuso central, tive a sorte de achar a última de 5,5mm que um armazém estava vendendo por R$ 2,90. Os pads realmente são um probleminha cabuloso e, quanto aos amortecedores, irei trocar por barris como você indicou. Ajudou muito!
Opa! Quem bom que vc achou útil o review. Dá pra fazer os risers com uma ripinha de madeira, resto de pallet, estrado de cama... Se tiver uma serrinha tico tico é só desenhar a base do truck na madeira e cortar com cuidado. Grande abraço!
ExcluirOlha bom artigo, eu comprei um Crail 180 e não sabia nada sobre o parafuso central, foi uma luta ajustar ele primeiro não encontrava a chave tentei ajustar com uma parafusadeira e espanei os dois centrais, ai com muita paciência serrei os dois e troquei por centrais maiores onde coube duas buchas barril da Venon.
ResponderExcluirÉ um bom produto mas eu devia ter comprado um Caliber que eu me encomodaria menos hehehe.
Excelente o seu artigo bons roles mano
Valeu amigo! Eu ando com CALIBER 50 tb e acho sensacional. Hehehehe... Esse parafuso da CRAIL é uma aberração né? Mas que bom que vc deu um jeito de resolver.
ExcluirGrande abraço!
Olá. EM qual loja vc comprou o truck?
ResponderExcluirkanui
Excluir