WOLF Longboards

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quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Truck de Longboard CRAIL 180mm - review



Review Truck Crail 180mm SP

  
Ooh La La com Truck CRAIL 180mm







 

ESPECIFICAÇÕES DO TRUCK CRAIL 180mm SP

Peso aproximado do truck Crail 180: 430 g.
Dimensões aproximadas (LxA): 180x65 mm.
Garantia do fabricante: contra defeito de fabricação. 
Origem: nacional.
  • Fabricado em aço carbono Belgo Mineira 4140 com perfeito ajuste do rolamento (anti-jogo). 
  • Os amortecedores Moog do truck Crail são fabricados em poliuretano de alta resistência com e imediata resposta a deformação. 
  • Porcas auto travantes importadas.
  • Parafuso central invertido allen-style 8.8.
  • Truck testado e aprovado pela equipe de atletas profissionais da Crail.
  • Ângulo da base 45º

 *


Eu procurava uma opção mais em conta de um novo truck, para poder indicar a um amigo que fez um PINTAIL comigo. Encontrei uma promoção numa loja virtual em que o Truck Crail 180mm SP saiu por 90 reais, incuindo o frete.


O Truck Crail 180mm SP tem pino central invertido, aste com 180mm, feito em alumínio, eixos padrão de 8mm e mesmo com a base oca(talvez para diminuir o peso) tem uma aparência PARRUDA, que me agradou bastante. Vem com amortecedores MOOG cônicos 95a, um Kingpin(pivô) colocado invertido e para chave Allen. O que eu recebi chegou com apenas 4 arruelas(speed rings) e não veio chave Allen para ajustar o pivô. 


A primeira impressão, passa essa sensação de que é bem feito, resistente e em todos os lugares que eu encontrei alguma descrição do produto, afirmam ser indicado para DOWNHILL, porém, com amortecedores cônicos... Sei lá, depende da ladeira, velocidade e obviamente, do nível de insanidade de quem está em cima do board. Mas melhor seria(para downhill)se viesse com uma configuração diferente de amortecedores.


AMORTECEDORES: MOOG, cones, 95a preto com dois pares de arruelas.

Eu não tenho base técnica para dissertar a respeito do URETANO que essa marca utiliza. O meu filho usou por um tempo no skatinho dele, mas logo substituiu por um jogo BONES e não trocou mais. No Longboard, comigo pesando 80kg em cima, definitivamente não dá pra fazer DOWNHILL com eles. Se viesse de fábrica já com um “barrilzinho”(boardside) seria perfeito para um FREERIDE, mas DOWNHILL não rola nessa configuração. Os amortecedores MOOG são menores que os da Blood Orange e VENOM que eu costumo usar. Talvez por isso, não tenha me inspirado muita confiança. Mas são divertidos de andar “na boa”, cumprindo o seu papel num rolê mais tranquilo, porém, para quem quer desempenho, alta performance, existe coisa bem melhor.










Base: É de alumínio, oca para aliviar o peso e talvez por isso tenha esse formato “inusitado” para garantir maior resistência. O problema é que com esse “calombo” na base, não dá pra colocar em decks Drop Thru, limitando-se a ser utilizado nos Top Mount apenas. Em contrapartida, o espaço onde fica o amortecedor(board side)possue uma grande área que possibilita acomodar bem um amortecedor barril sem arruela, aumentando a variedade de opções de tamanho, formato e dureza dos “bushings”. O Base Plate(base) tem um formato estilizado da marca que, para quem utiliza RAISERS(calços sob o truck), pode ser um pouco chato de encontrar, a não ser os da própria CRAIL.







EIXOS : Quem disse que truck da CRAIL entorta fácil, tava doidão. Retinhos, alinhados, com ótimo acabamento na junção com o T, rosca perfeita, como nos melhores trucks gringos. Aliás, eu já vi truck de marca badalada que não chega aos pés dos fabricados pela CRAIL. Pode até entortar, mas qualquer eixo corre esse risco.

Furação: 6 furos padrão, alinhados sem qualquer mistério, servindo tanto para decks “Old School”, assim como os mais novos.


Hanger(T): Também feito em alumínio, extremamente bem feito e passa a impressão de ser indestrutível. Gostei bastante do “visual parrudo” e tem o logotipo da CRAIL em alto relevo, porém, ainda não entendi por que eles colocam a marca de ponta cabeça, mas isso é só um detalhe.

O espaço para acomodar os amortecedores é raso e justo. Isso pode ser um problema para quem utiliza amortecedores VENOM ou similares, pois dependendo do formato, não cabe. Os da Blood Orange ficaram justos no diâmetro e depois de um bom aperto, encaixaram de forma correta. Poderiam abrir mais espaço nessa área, possibilitando assim mais opções de amortecedores, tornando o truck mais versátil.




 

 
 
Kingpin(pivô): A CRAIL utiliza um parafuso de diâmetro padrão, mas resolveu colocar uma cabeça para chave allen e deixou a porca travando dentro do truck. Até aí tudo bem, se enviasse a chavinha junto com o truck. Parece frescura minha, mas na verdade é da CRAIL, pois... Por que fazer assim? Quando saio, levo apenas uma chave e com ela faço todos os ajustes que preciso... Pra que eu vou carregar mais uma? Pra perder por aí? 





Não gostei e para piorar, eu só tinha pivô de truck de skatinho de reserva e a cabeça do parafuso da CRAIL era redonda, não cabendo no espaço que deveria ficar presa para o ajuste. A solução foi serrar as laterais da cabeça do parafuso, deixando-a retangular e finalmente inverti a posição do tal do pivô, facilitando assim a minha vida. Não que isso seja um transtorno irreparável, que impeça alguém de comprar, mas tem coisa que não precisa mexer e seguir o padrão que a grande maioria dos fabricantes utilizam, simplificaria as coisas para quem vai andar com os trucks. Simples assim.







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Opinião Pessoal: Quando pesquisei, não encontrei nenhum review imparcial e justo que abordasse pontos que realmente interessam. TRUCK não é nenhum bicho de 7 cabeças, para que seja impossível de ser fabricado aqui, com a mesma excelência dos que são feitos nos EUA. O Truck Crail 180mm SP é muito bom para Freeride e basta configurar os amortecedores certos, para se transformar num ótimo truck para carving, dancing e até downhill. Ele tem um ótimo “lean”, dá para cavar nas curvas com segurança, é leve, resistente e tem excelente construção. Pessoalmente, ainda não é a minha escolha para donwhill, porém dá pra fazer sim.

É uma pena que as lojas vendam esse produto “precificando” baseadas no custo de um gringo + o frete. É só fazer as contas ... Paguei 90 reais com o frete, numa promoção e por esse preço foi um bom negócio, pois é pérfeito para um deck que fiz de 37” com tail e o meu filho adorou o Truck Crail 180mm SP com rodas ABEC 11 70”s Flashback 81a para poder fazer Ollies, Flips e Manuals no longboard... Transformando-o num deck urbano, perfeito para as ladeiras da minha cidade.


Ooh La La 37" speed downhill deck - WOLF Longboards

Ooh La La 37" speed downhill deck - WOLF Longboards







Veredito:

Eu indico o Truck Crail 180mm SP para aqueles que gostam de se divertir em cima de um Longboard, sem querer explorar grandes velocidades, mas buscando justamente a diversão de poder fazer uns SLIDES, fritar umas rodas pequenas, dar uma brincada numa mini rampa, assim como quem procura um rolê mais tranquilo, cruising, dancing, carving e até para pumping pode ser uma boa opção. Boa escolha para Feeride.

Infelizmente o formato da base não permite que seja montado num deck Drop Thru, o que complica um pouco para quem gosta de PUSHING em longas distâncias, ou quem prefere andar em decks mais baixos. Mas no geral, trata-se de um ÓTIMO truck de Longboard e a única coisa que o separa dos gringos, é o preço que os lojistas brasileiros tentam cobrar, pois quanto a qualidade ele não fica devendo em nada.

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Ainda sobre a marca... A CRAIL fabrica outro truck de Longboard com 200mm e eixos de 10mm, que obviamente devem ser mais indicados para DOWNHILL e seguindo o padrão da marca, provavelmente possuem as mesmas características do de 180mm, mas um pouco maior. Não é minha intenção “encher a bola” da marca CRAIL e muito menos difamar quem, heróicamente, fabrica trucks aqui no Brasil. Esse review é apenas um depoimento de alguém que está andando de CRAIL e tem por objetivo, ajudar a quem possa estar querendo comprar um também.

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7 comentários:

  1. Valeu mesmo Wolf Longboards!
    Ótimo review, me ajudou bastante. Fiz um rolo com um amigo e gostei muito da combinação com rodas Stomper 65mm. Os pads realmente são um problema, quanto a chave, tive a sorte de comprar a última de 5,5mm por R$2,90 que um armazém aqui perto de casa estava vendendo. Meu colega se desfez porque o shape dele é drop through e não encaixou de forma alguma. Ótimo truck, precisa somente trocar os amortecedores como você indicou e achar um riser pad que encaixe com o truck.

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  2. Valeu mesmo WOLF Longboards.
    Fiz rolo com um amigo que não conseguiu encaixar o truck no shape drop through dele. Quanto à chave do parafuso central, tive a sorte de achar a última de 5,5mm que um armazém estava vendendo por R$ 2,90. Os pads realmente são um probleminha cabuloso e, quanto aos amortecedores, irei trocar por barris como você indicou. Ajudou muito!

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    1. Opa! Quem bom que vc achou útil o review. Dá pra fazer os risers com uma ripinha de madeira, resto de pallet, estrado de cama... Se tiver uma serrinha tico tico é só desenhar a base do truck na madeira e cortar com cuidado. Grande abraço!

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  3. Olha bom artigo, eu comprei um Crail 180 e não sabia nada sobre o parafuso central, foi uma luta ajustar ele primeiro não encontrava a chave tentei ajustar com uma parafusadeira e espanei os dois centrais, ai com muita paciência serrei os dois e troquei por centrais maiores onde coube duas buchas barril da Venon.

    É um bom produto mas eu devia ter comprado um Caliber que eu me encomodaria menos hehehe.

    Excelente o seu artigo bons roles mano

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    1. Valeu amigo! Eu ando com CALIBER 50 tb e acho sensacional. Hehehehe... Esse parafuso da CRAIL é uma aberração né? Mas que bom que vc deu um jeito de resolver.
      Grande abraço!

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  4. Olá. EM qual loja vc comprou o truck?

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